5º Encontro de Educadores pela Vida

5º Encontro de Educadores pela Vida

Descricão:

O Encontro de Educadores 2016 já tem data marcada! E desta vez com dois objetivos principais: alertar sobre as estratégias que têm sido usadas para desviar a Educação do seu verdadeiro fim, e fornecer elementos de esperança aos profissionais da área.

A atividade, que terá como tema "Educar para a verdade", contará com a presença do Bispo-auxiliar de Brasília Dom José Aparecido e com as palestras dos professores Francisco Augusto Garcia e Paulo Vasconcelos Jacobina.

Francisco Augusto Garcia é pedagogo e mestre na área educacional, Especialista em políticas públicas para Primeira Infância. É consultor educacional e professor nos cursos de pedagogia e letras. Paulo Vasconcelos Jacobina é bacharel em Direito e em Teologia, professor de Bioética do Instituto São Boaventura, mestre em Direito Econômico e Procurador-Regional da República.

O 5º Encontro de Educadores é destinado a professores, educadores e interessados pelo tema. Participe e divulgue!

PROGRAMAÇÃO

  • 8h00 – Credenciamento / Café da Manhã
  • 8h45 – Abertura – Dra Lenise Garcia
  • 9h00 – Palestra: Pré-requisitos da Educação para a Verdade – Francisco Augusto
  • 10h30 – Missa – Dom José Aparecido – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília. 
  • 11h15 – Lanche
  • 11h45 – Palestra: Educação da Verdade – Francisco Augusto
  • 13h00 – Almoço
  • 14h30 – Palestra: Ideologia e o Ensino – Paulo Vasconcelos Jacobina
  • 15h45 – Lanche
  • 16h00 – Atividade Vivencial (Dinâmica) – Ana Celina Fernandes
  • 16h30 – Encerramento

 

SOBRE OS PALESTRANTES:

Ana Celina Fernandes – Pedagoga pela UnB e especialista em Pedagogia Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas).

Francisco Augusto Garcia – Pedagogo e engenheiro eletricista pela UnB, com mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Políticas Públicas para Primeira Infância pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais. Além de ser professor nos cursos de pedagogia e letras, é consultor educacional.

Lenise Garcia – Doutora em microbiologia pela Unifesp, professora do Instituto de Biologia e do mestrado em ensino de ciências da UnB. Atua também em educação ambiental, educação à distância, tecnologias na educação e formação de professores.

Paulo Vasconcelos Jacobina – Bacharel em Direito e em Teologia, professor de Bioética do Instituto São Boaventura, mestre em Direito Econômico e Procurador-Regional da República.

 

A opinião de quem já participou:

Ele é importante porque sempre trazemos para a formação e debate assuntos que os educadores em geral estão com dúvidas ou angústias à luz da Fé Cristã, mesmo que não seja um encontro de “catequese”, conseguimos lidar e tratar temas seculares, mas, com uma abordagem cristã. E isso hoje em dia é muito difícil, acho que por isso o Bispo confia no grupo para assuntos educacionais. (Juliana Almeida, Educadora e atual Coordenadora do grupo Promotores da Vida).

Acho que o Encontro é importante para contatos com outros educadores “católicos”, para termos uma visão de que não somos únicos no mundo com interesses por essa linha de pensamento “moral” e preocupados com os rumos que a educação tem tomado. Também acho interessante para divulgar outras formas de pensamento, que diferem das pedagogias impostas ultimamente. É uma forma de formação, mas, também de oásis. (Nivea Maria, educadora e membro do grupo Promotores da Vida).

Vejo no encontro de Educadores uma oportunidade de refletirmos, discutirmos e aprendermos a posição da Igreja em relação a temas tão difíceis hoje. Acredito que participando adquirimos condições de tomar decisões mais firmes e cristãs para contribuirmos na formação de verdadeiros cidadãos. (Juliana Titonelli, educadora e colaboradora do grupo Promotores da Vida).

A importância do Encontro é a conscientização dos educadores/professores para que se tornem professores mais autênticos em sala de aula, para que falem e ensinem a verdade de forma sem doutrinação, acho que é o ponto que mais pega pra mim hoje no ensino, é essa doutrinação que há nas escolas. Quando a gente tem um encontro desses, acredito que os professores também conseguem de alguma forma ter apoio “Nossa! não sabia que era só eu que pensava assim, ou, eu não sabia que tinha esse pensamento”. A importância é, então, conscientizar os educadores em geral. (Alana Mendes, Membro do Grupo Promotores da Vida). 

 

5º ENCONTRO DE EDUCADORES PELA VIDA

TEMA: EDUCAR PARA A VERDADE

  • Data: 22 de outubro
  • Local: Casa de Formação Filippo Smaldone SGAN Quadra 911 lotes C/D (ao lado do colégio Santa Doroteia).
  • Valor: R$ 60,00

Para se inscrever:

1. Preencha o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (aqui).

2. Faça o depósito/transferência bancária (R$ 60,00 por pessoa) para a seguinte Conta Corrente:

        BANCO DO BRASIL
        Agência: 2881-9
        Conta Corrente: 1006-5
        Titular: Mitra Arquidiocesana de Brasília – Bioética Mitra BsB

3. Envie uma cópia ou foto do seu comprovante de pagamento para o email: contato@promotoresdavida.org.br

4. Aguarde um email de confirmação de sua inscrição


Realização: Promotores da Vida

  • Local: Casa de Formação Filippo Smaldone SGAN Q. 911 lt. C/D 
  • Data de Inicio: Sábado, 22 Outubro 2016, das 7h30 às 16h30

Mapa do evento: